Nestes últimos dias, a aunica esteve em Austin para o South by Southwest 2024, o maior evento de inovação do mundo, e não nos faltaram aprendizados para trazer de volta para casa e nem reflexões para evoluir no dia a dia.
O SXSW é realmente o lugar certo para quem quer ouvir, evoluir e avançar quando se fala de tecnologia. Também foi possível viver momentos incríveis de networking, música, e compartilhamento de conhecimento em um debate sobre inovação, customer experience e marketing.
Aqui, você vai conferir um resumo do que mais nos saltou aos olhos de todas essas palestras e debates que aconteceram no SXSW 2024.
Solidão VS Tecnologia
Segundo a pesquisa global Estado das Conexões Sociais, que foi realizada pela Gallup e pela Meta em novembro de 2023, 72% das pessoas se sentem muito ou bastante conectados. Porém os 24% restantes se sentem muito ou bastante solitários.
Este fenômeno tem sido observado por muitos profissionais da área de recursos humanos, tecnologia e até mesmo da medicina como algo negativo para a nossa sociedade.
E, esse assunto foi muito citado durante algumas das palestras durante o SXSW. Tanto o CPO do aplicativo Calm, Jay Shetty e como o autor Charles Duhigg, trouxeram algumas soluções e estratégias para construir relações mais significativas.
Tendências Tecnológicas
Além da Amy Webb, que nos trouxe uma palestra cheia de desafios e esclarecimentos sobre o ciclo de avanço tecnológico que estamos vivendo, as tendências para a área também permearam muitos dos painéis.
Em particular, a Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO do MIT Technology Review, revelou um relatório que indica tecnologias que estão em um ponto crítico de desenvolvimento. Algumas que foram citadas foram:
- Desenvolvimento dos óculos de realidade virtual
Depois do lançamento do Apple Vision, o MIT analisa que a resolução superior que ele oferece, seria a responsável por uma experiência de imersão inédita e batizada como computador facial.
- Energia limpa com sistema geotérmico
Se você não sabe o que é, a energia geotérmica é limpa, renovável e gerada a partir do calor do interior da Terra, porém é acessível em poucos pontos do planeta. Por isso, diversas empresas privadas estão começando a investir em sistemas geotérmicos aprimorados, como a Fervo, que já realizou testes nos EUA.
- Chiplets – Chips ainda menores, para máquinas mais poderosas
Os chips, que já acreditávamos ser a menor unidade de tecnologia, agora foi ultrapassada pelos chiplets. Menores, porém mais especializados e com possibilidades infinitas de combinação. Eles são uma das grandes apostas do setor para a criação de máquinas mais compactas e ainda mais poderosas.
- Inteligência Artificial: O tema mais falado do SXSW 2024
Já comentamos um pouco sobre como a Inteligência artificial vai moldar o futuro das novas gerações, mas foram tantas palestras e painéis sobre o assunto, que trouxemos mais alguns pontos que chamaram nossa atenção.
Desde o sucesso do ChatGPT, a discussão sobre Inteligência artificial deixou de pertencer aos ambientes mais tecnológicos e acadêmicos, para o dia a dia do público geral. Dentre esses assuntos, o “medo” de ser substituído por uma IA também surgiu.
Porém, para a Nickle LaMoreaux, VP e Head de Recursos Humanos da IBM, os postos de trabalho não deverão se extinguir por conta da IA, mas sim se transformar. “Nós estamos com medo da coisa errada”, disse ela e completou, “Eu nunca mais vou precisar pagar alguém para passar metade do seu tempo preenchendo planilhas. Ele vai poder mentorar, criar planos de aprendizado. Isso ajuda a economia a crescer”.
O head do Chat GPT e VP de consumo da Open AI, Peter Deng, também trouxe uma reflexão muito interessante. De acordo com ele, a IA nos torna mais humanos por ela nos dar a possibilidade de nos aprofundar e explorar os nossos pensamentos.
“Nossa mente está muito ocupada atualmente. Precisamos de tempo para explorar ideias, aquietar a mente e dar uma pausa. A IA nos libera para atingir níveis mais altos de pensamento”
Peter Deng, head do Chat GPT e VP de consumo da Open AI
O futuro é dos robôs?
Uma palestra muito falada este ano no SXSW, foi a demonstração do robô humanoide da Apptronik. Segundo o CEO da empresa, Jeff Cardenas o comercio dos robôs em breve deve acontecer e serão indispensáveis no futuro.
Tudo isso, pois ele defende que nosso recurso mais valioso é o tempo, e os robôs poderão nos ajudar justamente a ter mais tempo fazendo tarefas necessárias. Enquanto isso, nós teríamos mais tempo para fazer o que realmente desejamos fazer.
O que podemos esperar para o futuro?
Com tudo que vimos, ouvimos e compartilhamos, estamos otimistas para começar a aplicar e observar o desenvolvimento de cada novidade que foi apresentada durante essas 2 semanas no SXSW. Afinal, não há forma melhor de começar a celebração de 20 anos da aunica, do que com conhecimento e desenvolvimento.
Quer saber mais sobre as palestras e inovações apresentadas por lá? Acesse o portal dos nossos parceiros Fast Company Brasil. Lá você encontrará uma cobertura completa de todo o evento.