Parabéns pelo seu aniversário, Alexa! Veja tudo que a assistente pessoal da Amazon pode fazer pelo seu negócio.

Alexa-aunica-amazon-assistente-pessoal

 

No dia 6 de Novembro de 2014, a Amazon lançou oficialmente a Alexa, inteligência artificial e assistente pessoal baseada em comandos de voz. A Alexa é encontrada em diversos dispositivos e foi criada para facilitar e otimizar nossa rotina diária. Por meio de comandos de voz, o software faz buscas, reproduz músicas e interage de diferentes formas, sempre com reações próprias. Parabéns, Alexa! Veja tudo que a assistente pessoal da Amazon pode fazer pelo seu negócio.

Alexa: crescimento e evolução constante no Brasil e no Mundo.

De acordo com estudo divulgado pela Voicebot Research, a Alexa lidera o mercado de assistentes pessoais com 53%, sendo que o Google Assistente ocupa o segundo lugar com 30,9%.

Os chamados smart speakers devem atingir uma base instalada de 640 milhões até 2024. O maior mercado consumidor está atualmente na China, que experimentou um crescimento de 16%, enquanto os demais registraram taxas de 3%.

No Brasil, a Alexa completa um ano e, com uma atuação cada vez mais ativa da Amazon no país brasileiro, os números de adoção da Alexa através de seus dispositivos da linha Echo da Amazon estão crescendo de forma exponencial. Ou seja, para as empresas que desejam utilizar este canal para oferecer uma experiência diferenciada para os seus clientes e aumentar a geração de nevos negócios, a hora de desenvolver soluções e skills específicas é agora. A aunica Interactive Marketing possui experiência e profissionais capacitados para desenvolver uma solução para sua empresa sair na frente.

Ricardo Garrido Amazon Brasil

 

 

“Quando lançamos a Alexa aqui no Brasil, em 2019, ela já veio muito mais poderosa e conectada que a lançada em 2014 nos Estados Unidos, herdando toda a evolução de seus primeiros cinco anos.”
Ricardo Garrido, diretor da Alexa no Brasil

 

 

Cases de sucesso do mercado:

Veja como algumas marcas estão explorando o novo canal de relacionamento com campanhas de marketing criativas e com a oferta de conteúdo, serviços e produtos. Tudo usando apenas comandos de voz.

Entretenimento: Case Lançamento Nova Música Anitta

anitta-me-gusta-aunica-alexa

“Alexa, bom dia”: Anitta e Alexa se juntaram para divulgar a nova música da cantora, “Me Gusta”. A mensagem era ativada com o comando de voz mais comum na rotina dos usuários brasileiros: “Alexa, bom dia”. Na mensagem, a cantora fala sobre o novo single e explica como pedir para a Alexa tocar a música (basta pedir para a “nova música da Anitta” à assistente). Os dispositivos com Alexa se conectam facilmente a aplicativos de música como o Spotify e a Amazon Music.

Assista um vídeo mostrando como foi a ação de marketing da cantora Anitta em parceria com a inteligência artificial Alexa.

ifood skill alexa aunica interactive marketing

Alimentação: Case iFood

O aplicativo de entrega já permite integração com a Alexa e que os usuários peçam novamente pedidos já realizados anteriormente.

 

 

 

 

 

 

aunica uber alexa assistente pessoal

 

Transporte: Case Uber

O aplicativo também já tem uma skill para Alexa que permite pedir um carro usando apenas o comando de voz. A skill da Uber também permite escolher a categoria de veículo (Uber X, Uber Black, etc).

 

 

 

 

 

Saúde: Case Hospital Northwell, em Nova York, que adotou o sistema Echo para facilitar a comunicação entre os pacientes e a equipe médica.

Os assistentes digitais e smart speakers podem funcionar como mecanismos de busca, sem que o usuário precise de outro equipamento. Essa facilidade hands free fez com que algumas empresas adotassem o sistema Echo, como o Hospital Northwell, em Nova York, que comprou 4 mil aparelhos para permitir que suas equipes pudessem falar com os pacientes em isolamento.

 

Voice Commerce: próxima tendência do comércio online.

Voice Commerce aunica

O comércio por voz, v-commerce ou voice commerce como é mais conhecido, pode até ser uma novidade em questões de negócios aqui no Brasil, mas não no mercado americano.

De acordo com a Gartner, ainda em 2020, cerca de 30% de toda a navegação na web será feita sem uma tela e utilizará apenas comandos de voz. Além disso, de acordo com a comScore50% das buscas em sites de pesquisa serão feitas apenas com comandos de voz.

Por se tratar de uma tecnologia nova, é muito natural que o varejista pense que o custo necessário para desenvolver e implementá-la esteja muito fora da sua realidade financeira, mas não é bem assim.

A tecnologia dos Assistentes Pessoais é derivada dos Assistentes Virtuais, que fazem com que a base para o seu desenvolvimento já exista, o que acaba reduzindo o tempo e valores de investimento necessários na adaptação e implementação desta nova interface. Quer descobrir tudo que a assistente pessoal da Amazon pode fazer pelo seu negócio?

 

Veja tudo que a assistente pessoal da Amazon pode fazer:

Alexa Skills aunica Interactive Marketing

Músicas com a Alexa

Quer ouvir uma rádio? Ou apenas ouvir aquela playlist ideal para suas atividades diárias? É só pedir para a Alexa.

Alexa Music aunica Voice User Interface

Entretenimento e Notícias

Quer ouvir uma piada? A Alexa pode contar um monte para você.

Está planejando uma viagem e quer saber a previsão do tempo para o final de semana em alguma cidade? A Alexa pode te ajudar.

Está curioso para saber quanto seu time do coração vai ter o próximo jogo? A Alexa sabe o calendário completo das principais competições do mundo.

A Alexa também te ajuda a manter-se informado das últimas notícias. A maior parte dos veículos de comunicação já estão lá. G1, Canaltech, Exame, Jovem Pan, UOL, Folha, Giro Veja, InfoMoney, Valor Econômico, Estadão, entre outros.

Casa Inteligente com ajuda da Alexa

Alexa Assistente Pessoal aunica Interactive Marketing

A popularidade da Alexa no exterior também ajudam a manter um ecossistema variado de aparelhos compatíveis. Embora a oferta desses aparelhos esteja em expansão no Brasil, é fácil encontrar em lojas estrangeiras diversos dispositivos domésticos que podem ser controlados por voz por meio de uma caixa de som Amazon Echo. São lâmpadas, travas de porta, TVs, câmeras de segurança, entre outros. Além disso, o usuário pode instalar tomadas inteligentes para controlar ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos simples que, originalmente, não contam com conexão à Internet.

Alexandre Azevedo

Content & Marketing Manager



Faça download do paper aqui.





Faça download do paper aqui.





Faça download do paper aqui.