Dez Mandamentos do Analista de Dados

Dez Mandamentos Analista de Dados aunica

O núcleo de DataOps das empresas, consultorias e agências de publicidade vêm ganhando cada vez mais destaque, especialmente na aplicação de soluções para Marketing. Investimentos em mídia paga, análise de comportamento digital, análise de sentimento em interações em redes sociais, personalização de conteúdo e muitos outros usos podem ser implementados. Porém, para conseguir adotar a análise de dados em sua empresa, é preciso criar formas de torná-la parte de sua cultura e processo de trabalho. Confira abaixo os Dez Mandamentos do Analista de Dados:

Dez Mandamentos do Analista de Dados

1) Entenderás as Necessidades do Cliente.
O analista deve ser capaz de entender as necessidades dos clientes. A análise das interações nos canais digitais da empresa, de pesquisas e de atendimentos pode ser um ótimo caminho para buscar as soluções ideiais para melhorar a experiência dele com sua empresa.

2) Definirás os indicadores mais relevantes para o seu negócio.
Bons indicadores são aqueles que fazem sentido para um negócio. Um e-commerce precisa entender sua taxa de abandono de carrinho, deve saber de onde vêm os consumidores, além de outras informações. A escolha dos indicadores adequados potencializam a análise e possibilitam resultados mais precisos.

3) Serás cuidadoso ao fazer previsões.
Fazer projeções e previsões pode ser difícil, então seja conservador ao fazê-lo. Existem muitos casos de previsões erradas na história e que nunca podemos cometer o mesmo erro de assumir algumas verdades antes de testar.

4) Analisarás toda a jornada dos seus Clientes.
A Amazon é um exemplo perfeito de análise completa da jornada do shopper. Ele sabe onde você navega, o que você compra, e o que você comenta. Por exemplo, se comprar um livro na Amazon, os resultados de pesquisa que você recebe mudarão. Se você escrever uma avaliação negativa na Amazon, as sugestões que você recebe também mudarão. Isso é fechar o ciclo e usar isso para impulsionar as vendas.

Governança Dados aunica Consultoria Data Driven Marketing

5) Tomarás muito cuidado com números insignificantes.
Um gráfico pode não significar nada, e os números podem não significar muito também. Isso vai acontecer se você não está fazendo a pergunta certa. Cada dado deve contar uma história e virar uma ação efetiva de mudança ou ratificação de uma estratégia adotada.

6) Analisarás os dados demográficos com muito cuidado (Consumidor vs Shopper).
A estratégia de marketing digital leva muito em consideração os dados demográficos conforme os diferentes perfis de consumidores da marca, o que pode ser uma estratégia errada. É preciso entender que alguns produtos são consumidos por um perfil de usuário (consumidor), mas são comprados por outro perfil de usuário (shopper). Um ótimo exemplo é quando fazemos campanhas de Dia dos Namorados de uma empresa de joias apenas para mulheres. Neste caso, a mulher é o consumidor final, mas o shopper será o marido ou namorado dela.

7) Utilizarás a plataforma ideal de gestão de dados para o perfil do seu negócio.
É importante utilizar plataformas que sejam capazes de integrar todas diferentes fontes de dados e trazer uma visão geral do seu negócio. Caso sua empresa tenha possibilidade de contratar uma plataforma mais robusta, podemos destacar a DOMO, que é parceira da aunica na América Latina e já é destaque global. Seu grande diferencial é que suas ferramentas possibilitam ir muito além da gestão do marketing e da análise de dados, pois ela possui recursos avançados que permitem os gestores terem uma visão em tempo real de todos os processos de uma empresa: estoque, vendas, fluxo de caixa e tudo que é preciso para gerenciar um negócio.

Agende agora uma apresentação sobre a plataforma DOMO sem compromisso.

Domo Plataforma Análise de Dados Parceira aunica

Data Warehouse na plataforma DOMO

8) Compartilharás os dados claramente.
Finalmente, uma coisa importante para aqueles que trabalham com a análise de dados é saber contar uma boa história com os dados. De forma objetiva, você deve ser capaz de se comunicar claramente. A chave para uma boa apresentação é sintetizar, não resumir. Não dê fatos e números, mas sim o significado por trás deles e como podemos transformar esses insghts em iniciativas.

9) Realizarás a análise dos resultados de forma periódica.
Para otimizar os resultados, é preciso analisar e conhecer a fundo os seus dados. E a melhor forma de fazer isso é manter uma rotina de análise dos dados, extraindo informações estratégicas e insights.

10) Focarás no Customer Experience.
De acordo com dados divulgados pela Forrester, 73% dos consumidores preferem fazer negócios com empresas que sabem utilizar os dados deles para proporcionar uma experiência personalizada e mais eficiente.

Customer Experience aunica Interactive Marketing

Leia mais conteúdos sobre Data Analytics:

5 vantagens de empresas com estrutura avançada de Data Analytics

Domo vs Tableau: Qual é a Melhor Plataforma de BI?

Você sabe qual é a quantidade de dados gerados a cada minuto?

Governança de dados garante até 432% de retorno de investimento

 

Ficou interessado em como a análise de dados pode auxiliar a sua empresa a crescer?

aunica Data Driven Marketing

aunica Interactive Marketing

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. Somos guiados pelo Data Driven Marketing e acreditamos no poder dos dados para transformar o seu negócio.

Adobe Experience Cloud: a aunica parceira oficial e certificada da Adobe no Brasil desde 2007, com profissionais preparados para planejar e implementar as estratégias de marketing da sua empresa explorando todo o potencial da Adobe Experience Cloud.

Google Marketing Platform: parceira oficial e certificada Google desde 2016, o objetivo da aunica é ajudar outras companhias a criar valor em interações com os consumidores de maneira rentável usando estratégia, dados, tecnologia e criatividade.

Plataforma DOMO: somos a primeira consultoria certificada em DOMO na América Latina. Com o uso da plataforma aliado ao nosso expertise, podemos apresentar na prática todas as suas vantagens.

CDP Tealium: parceira oficial da Tealium desde 2017, a aunica apresenta uma solução de negócios com o DataHub powered by Tealium, que automatiza a coleta, o enriquecimento e a ativação dos dados em qualquer tecnologia e estratégia de personalização.

Alexandre Azevedo

Content & Marketing Manager



    Faça download do paper aqui.





      Faça download do paper aqui.





        Faça download do paper aqui.