DOMO vs. Tableau – Qual é a melhor plataforma de BI?

É muito comum sermos questionados sobre qual é a melhor plataforma de BI do mercado.

Nossa resposta sempre é “depende das necessidades do seu negócio” porque as melhores plataformas de BI já possuem recursos cada vez mais avançados.

Domo Melhor Plataforma BI

DOMO vs. Tableau. Qual a Melhor Plataforma de BI?

Para nós na aunica, antes de contratar uma plataforma de Business Intelligence (BI), é preciso realizar um deep dive no universo digital do Cliente. Desta forma é possível analisar e identificar as principais dores e necessidades do negócio, além de verificar o pacote de ferramentas já contratadas para entender se as mesmas estão sendo utilizadas em todo o seu potencial.

Porém, por conta de DOMO e Tableau serem as principais plataformas para BI e DataViz do mercado na atualidade, é muito comum recebermos a pergunta de qual é a melhor.

Na visão de nossos especialistas não tem como comparar as duas plataformas porque uma delas, a Tableau, é uma solução apenas para BI.

Já DOMO é uma plataforma 100% Web de Data Warehouse de altíssima performance muito mais robusta, pois ela apresenta uma série de outras ferramentas para governança de dados, comunicação corporativa, otimização de processos, gerenciamento de campanhas de marketing, gestão financeira e muito mais.

Porém, como está destacado no título, o tema deste artigo escrito pelo data scientist americano Nick Canfield tem como foco fazer uma comparação entre DOMO e Tableau como uma ferramenta de BI.

Leia agora uma tradução livre do artigo que apresenta, de forma resumida, os pontos fortes e fracos de cada uma das plataformas no quesito BI.

 

DOMO vs. Tableau – Round a Round

*Artigo escrito por Nick Canfield, Data Geek e Fundador da Process Zip.

Tradução livre do texto original. Leia o artigo escrito pelo data scientist em seu idioma original.

Deixe-me ser seu consultor de BI. Melhor ainda, deixe-me ser seu consultor na seguinte pergunta:

DOMO vs. Tableau — Qual a melhor plataforma de BI?


1º Round: Conectando-se a Fontes de Dados
Vencedor: DOMO — Melhor disparado

Sem contestação. DOMO se destaca com seus conectores de dados. O Tableau tem as principais integrações que você vai querer como Excel, Salesforce, PostgreSQL e tal, mas somente DOMO tem uma quantidade MACIÇA de conexões suportadas.

Fácil. Round 1 para DOMO.

Domo oferece 1K+ conectores de dados.


2º Round: Facilidade de uso
Vencedor: DOMO — Vitória apertada

Saiba mais sobre a impressionante aplicação de Stories em DOMO. 


3º Round: Combinar e Limpar dados
Vencedor: DOMO

A plataforma DOMO tem uma capacidade incrível de combinar ETL e visualizações de fluxo de dados sem exigir que o usuário saiba como programar em SQL. De qualquer forma, se você quiser editar e mexer na programação SQL, DOMO fornece uma área de trabalho MySQL em que é possível você fazer exatamente o que quiser com seus conjuntos de dados.

DOMO também fornece funções como o “Beast Mode” em que você pode configurar funções SQL como queries CASE WHEN para limpar dados apenas em um gráfico do dashboard. É super legal e eu adorei isso!

A Tableau tem a capacidade de fazer funções SQL em um gráfico e não tem uma usabilidade tão agradável. Ele também tem o Tableau Prep Builder, contudo sua interface não é tão limpa quanto a interface de usuário da DOMO. Além disso, descobri que, na Tableau, para fazer a limpeza de dados e matches entre conjuntos de dados como é possível na DOMO, você vai precisar de outra plataforma complementar chamada Alteryx.

Em resumo, os recursos do DOMO Magic ETL e o Beast Mode são mais interessantes e fáceis de usar do que os recursos existentes da Tableau.


4º Round: Estudos Aprofundados de Data Science
Vencedor: Empate Técnico


5º Round: Dashboards Para Uso e Compartilhamento Público
Vencedor: Tableau


6º Round: Preço
Vencedor: Tableau


Vencedor da luta: DOMO

DOMO Melhor Plataforma de BI

Vou ser honesto. Eu sou um pouco tendencioso em relação a escolher DOMO como a melhor plataforma de BI porque é um sonho tão grande trabalhar com ela.

O seu preço acima se justifica por ser mais um player de nicho e DOMO deve baixar seu preço no futuro para ganhar capilaridade no mercado.

Tableau é uma ótima opção, e também é super incrível para trabalhar. Ele brilha com o Tableau Public, mas requer ferramentas adicionais e não possui todos os recursos adicionais existentes na plataforma DOMO.

BIs, Data Scientists e Gestores, se vocês têm orçamento para contratar a melhor ferramenta, recomendo DOMO. Agora, se você tem um orçamento limitado, Tableau funciona muito bem. Se você estiver buscando alguma ferramenta gratuita, o Google Data Studio é a melhor alternativa.

Nota: Eu não recebi nenhum cachê de DOMO ou Tableau para produzir este conteúdo. Meu objetivo é apenas ajudar outros profissionais e empresas a ter uma melhor visão sobre as suas plataformas, sendo que foquei na minha perspectiva de usuário final. As características de cada uma podem ser difíceis de comparar e espero que minha experiência possa ajudar você a tomar a melhor decisão na hora de escolher a sua.

 

Veja a opinião dos especialistas da aunica Interactive Marketing sobre DOMO, a melhor plataforma de gestão e análise de dados para empresas:

 

Roberto Eckersdorff, CEO & Founder da aunica

Roberto Eckersdorff Diretor aunica

“Para não virar um produto exclusivo para grandes empresas, a estratégia da DOMO para o mercado brasileiro é oferecer módulos SMB para pequenas e médias empresas e dá a possibilidade de qualquer tamanho de negócio explorar todos os benefícios da plataforma. Outro ponto interessante é que DOMO não vai concorrer com as ferramentas instaladas e funcionais nas empresas porque ela atua em uma camada na nuvem que consolida as informações de todas as fontes de dados. Aliás, a ferramenta de BI é apenas uma entre todas as possibilidades que existem na plataforma e vem para tornar o processo de compartilhamento das informações muito mais ágil e eficiente.”

 

Ricardo Junior, Diretor de Inovação e Novos Negócios da aunica

Ricardo Junior Diretor aunica

“A Transformação Digital não é somente uma questão de tecnologia, mas sim uma questão de Cultura. E qual é o momento ideal para começar? A resposta é simples e direta: agora. DOMO é muito mais do que apenas uma ferramenta de BI e vem para agilizar processos estáticos, integrar pessoas e compartilhar dados em tempo real. A informação acontece ao vivo e é preciso estar conectado para tomar importantes decisões de negócio, em qualquer lugar, a qualquer momento.”

 

aunica Interactive Marketing

A aunica é uma consultoria de marketing digital especializada no uso da análise de dados para impulsionar os seus resultados de vendas. Somos guiados pelo Data Driven Marketing e acreditamos no poder dos dados para transformar o seu negócio. Recentemente nos tornamos a primeira consultoria certificada em DOMO na América Latina. Com o uso da plataforma aliado ao nosso expertise, podemos apresentar na prática todas as suas vantagens.

Agende agora uma apresentação sobre a plataforma DOMO sem compromisso.

 

Cases de Sucesso com o uso da plataforma Domo:

Domo Melhor Plataforma de BI

National Geographic Society potencializa resultados de campanhas de marketing com a análise de bancos de dados organizados com Domo.

Fuji Xerox resolve problemas operacionais usando Domo como ferramenta para análise de dados estratégicos operacionais.

Alexandre Azevedo

Content & Marketing Manager



Faça download do paper aqui.





Faça download do paper aqui.





Faça download do paper aqui.