Nota atualizada do autor (Abr/2020)
Esse artigo foi escrito em 2006. Muito do que está nele, sobre confiança digital, é hoje verdade absoluta no mundo digital. Porém ele continua mais atual do que nunca, quase 15 anos depois, com muitos dos desafios permeando as discussões dos CMO’s, CDO’s, CIO’s, cargos que nem existiam na época desse artigo. O desafio continua!
Artigo Original Publicado no Jornal Gazeta Mercantil em Abril de 2006.
O ano da confiança digital
Nova geração de tecnologia já está a disposição por aqui.
Um quarto do ano já se passou. Quando chegarmos ao fim de 2006, gostaria que o leitor me enviasse um e-mail (roberto@aunica.com) para dizer que minhas apostas eram equivocadas. Ou por outra, para dizer que eu, em grande parte, tinha razão. Fechado?
Como profissional de mídia digital, garanto que sua empresa deve aproveitar a oportunidade única de apostar em algumas das possibilidades de comunicação e marketing abertas pelo avanço da internet.
Nossos companheiros gringos estão dando o nome de web 2.0 a nova geração de serviços e tecnologia na rede mundial de computadores. E essa geração já está a sua disposição por aqui. Vejamos alguns caminhos que podem ser aproveitados.
1) Conteúdo relevante.
Os tradicionais informes publicitários não comovem mais como antigamente. Se sua empresa não oferecer conteúdo relevante e diferenciado, perdera grande chance de se posicionar a frente. O website passou a ser o grande canal de comunicação e posicionamento da marca. E nele que os consumidores, potenciais clientes e curiosos vão atrás da informação da sua empresa. O consumidor escolhera sua marca ou produto baseado também no que você oferece a mais.
2) Lugar certo, hora certa.
Viveremos este ano, no Brasil, um crescimento muito grande dos classificados on-line. Os chamados links patrocinados, os anúncios que você mesmo cria para aparecer quando o internauta pesquisa algo pertinente ao que sua empresa oferece, vão ficar ainda mais potentes. Ainda engatinhamos na internet. E temos todos os motivos para acreditar que tecnologias ainda mais relevantes e perfeitas vão sugar muito em breve. Por isso seu anúncio vai aparecer apenas para quem de fato lhe interessa.
3) Mensuração perfeita.
As novas formas de avaliar o resultado de campanhas serão fortes atrativos para o investimento em publicidade interativa. A experiência vivida com um link patrocinado – o anunciante recebe relatórios de desempenho em tempo real – estabelece um novo item na conta publicitaria. As tecnologias atuais permitem analisar todas as ações, vendas, acessos, exposição, impacto da mensagem.
“Será necessário criar não mais um único anúncio e mensagem, mas vários deles, de acordo com cada canal e publico específico.”
4) Podcast corporativo.
O podcast, arquivo de áudio e/ou vídeo disponível via internet, ganhou projeção em 2005. Como sua empresa ou marca pode aproveitar esse fenômeno? Negociando a inserção de sua marca numa parceria com gente que já oferece esse conteúdo. Ou produzir seus próprios arquivos. Poderá criar a trilha Sonora da sua marca e oferece-la em MP3; exibir filmes sobre seu produto ou serviço; criar seriados patrocinados por sua marca, etc.
5) Pulverização da mensagem.
O publico da internet e multicanal, isto e, frequenta uma variedade numerosa de sites, blogs e chats, entre outros. Por isso a mensagem de sua marca e empresa também precisar ser multicanal. Será necessário criar não mais um único anúncio e mensagem, mas vários deles, de acordo com cada canal e publico.
6) Migração para o digital.
Com a migração de parte das verbas publicitarias para a internet e a crescente familiarização do publico com o meio digital, veremos também a profissionalização do Mercado publicitário digital. Agencias antigas vão ter de se rejuvenescer; novas agencias vão surgir. Porque as verbas se ampliam e aperfeiçoam-se também os serviços e conteúdo da internet brasileira. Mais publicidade geralmente significa melhor conteúdo. E conteúdo melhor aumenta a credibilidade do meio como tudo. E quando credibilidade ha confiança.
Não por acaso 2006, no horóscopo chinês, e o ano do cão o signo da confiança por excelência. Sentimento que todos poderão compartilhar com a qualidade da mídia digital.