Embora a marca GVT deixará de existir em breve, em razão da aquisição pela espanhola Telefónica, numa transação avaliada em R$ 22 bilhões, a companhia, considerada tecnologicamente uma das mais avançadas do país, vai agregar uma série de recursos inovadores à infraestrutura de negócios da operadora de telecomunicações.
Um deles é a plataforma de dashboard online, recém-implantada pela GVT, que integra dados de diversos canais de mídia online, cruza-os com o histórico do cliente e fornece contexto para a tomada de decisão em tempo real. Ciente dos benefícios que uma visão unificada da estratégia de negócios online e offline poderia trazer para os resultados dos negócios, a empresa adquiriu a solução de MIS Real Time (Management Information System), desenvolvida pela Aunica.
De acordo com Sérgio Coelho, Head of Digital Strategy na GVT/Vivendi, a implementação do dashboard online tornou o processo de tomada de decisões muito mais ágil, já que os executivos podem acessá-lo de seus celulares, tablets e desktops. “O design intuitivo de apresentação das informações permite à GVT identificar distorções no processo de compra ou aquisição online e corrigi-las em um menor espaço de tempo. Dessa forma, conseguimos minimizar os impactos negativos no resultado final e atuar de forma proativa para atingir as metas estipuladas pela GVT”, afirma.
A plataforma possibilita uma visão unificada do processo de compra, desde a aquisição da mídia, tratamento, limpeza e segmentação da base de dados até a conversão dos usuários, associando dados de diversas plataformas de mídia online, como Google Adwords, Bing, Mídia Display e Facebook Ads. Estas plataformas são integradas às ferramentas de analytics, target e media optimizer da Adobe Marketing Cloud, composta por oito soluções de tecnologias de marketing para gerir experiência no aplicativo e na rede, testes e direcionamentos, propaganda, vídeo, gestão de público-alvo, além de promover engajamento social e coordenar campanhas.
Por meio da integração das APIs (interfaces de programação de aplicativos) dessas ferramentas, os dados são extraídos em tempo real e apresentados de maneira preditiva para a equipe de marketing da GVT. Números de investimento projetado e realizado, cliques, visitas e pedidos são cruzados com dados históricos, fornecendo contexto para a tomada de decisões. Informações adicionais, como CPC (custo por clique) e CPL (custo por lead), também ficam disponíveis através de telões em locais estratégicos na matriz da operadora.
Segundo Sérgio Coelho, ‘para centralizar e qualificar os leads gerados ao contact center, sem depender de atendimento humano, foi desenvolvido, em novembro do ano passado, um sistema próprio de e-commerce, chamado Portal Assine GVT. Durante o período de teste, até o fim do ano passado, o portal estava disponível para cerca de 50 cidades do país. Até março deste ano, mais de 150 municípios já podiam utilizar o canal.’
Para Juliano Pontes, Chief revenue officer (CRO) da Aunica, “os ganhos produzidos pelo dashboard online e pelo Portal Assine GVT conseguiram atender satisfatoriamente a expectativa das áreas de negócios da empresa, agilizando e otimizando os processos de criação, entregas segmentadas de conteúdo e os investimentos em mídia”.
Segundo Fábio Sambugaro, VP Enterprise da Adobe no Brasil, “a capacidade das ferramentas da Adobe, aliadas ao projeto desenvolvido pela AUNICA, permitiram à GVT uma visão mais clara de seus ambientes digitais, agilizaram os processos internos e, principalmente, contribuíram para a correção de possíveis irregularidades de maneira ágil”.
CONFIRA OS RESULTADOS EM NÚMEROS:
– Em 2015, a quantidade mensal de visitas ao Portal Assine GVT foi multiplicada em aproximadamente cinco vezes quando comparada com o mesmo período de 2014.
– A qualidade do lead também melhorou, e o volume de leads aumentou em mais de 40 vezes em relação ao mesmo período de 2014.
– Com indicadores significativos, o montante de pedidos realizados pelo Portal Assine GVT superou todas as expectativas, e o crescimento foi considerado exponencial em 2015, desde a sua implementação.
Clique aqui para fazer o download do Case
Clique para conferir a matéria original publicada no site TI Inside em 06/10/2015